Quando a boa postura é importante?
Saber como sentar, deitar, andar e ficar parado é fundamental para evitar problemas de coluna. Você pode não imaginar, mas a posição corporal ruim pode causar dores, desconforto e até mesmo incapacidade de movimentos.
Para os jovens, o peso das mochilas, a cabeça mergulhada no caderno ou no celular, sentar com o corpo curvado parecendo um “c” pode provocar dores na coluna. São hábitos difíceis de mudar. Na hora de comer, então, poucos se lembram da postura correta. Além disso, a correria faz com que andar e postura não caminhem juntos.
Posturas que aumentam a sobrecarga articular podem acelerar o processo de desgaste dos componentes articulares, como as cartilagens, discos intervertebrais da coluna, sobrecarregar os músculos, tendões, ligamentos, resultando em desalinhamentos ósseos. O mais preocupante é quando há a associação de posturas inadequadas por um longo período de tempo com movimentos repetitivos e o tempo de descanso insuficiente.
É o caso de pessoas que trabalham por muito tempo sentadas em frente ao computador sem os critérios ergonômicos adequados e sem intervalos regulares.
As principais consequências de uma postura ruim são: tendinite, bursite, artrose, dores crônicas, deformidade, hérnia de disco e estenose.
Uma boa postura preserva a coluna, evita o desgaste das articulações e ajuda a prevenir dores.
Você sente dores na coluna? Consulte agora o ortopedista Dr. Fabiano Fonseca, especialista em Cirurgia da Coluna.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da ColunaFormado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927