Dores de Cabeça e Problemas na Coluna

Sim! As dores de cabeça podem ter relação com os problemas na coluna, inclusive relacionados a problemas de postura.

Geralmente, as dores costumam aparecer quando ocorre alguma alteração na coluna cervical, além de tensão nos músculos da parte superior, perto da região do pescoço. Todos estes problemas levam impulsos nervosos para o cérebro, que responde em forma de dor de cabeça.

Basicamente, a dor de cabeça é para mostrar para você que alguma coisa não está certa com seu corpo.

Problemas relacionados à coluna que levam a dor de cabeça

Alterações que levam ao desequilíbrio das forças de sustentação da cabeça geram compensações, que também contribuem para o que chamamos de cefaleia tensional. Entre os problemas mais comuns, que levam ao problema, estão:

  • Má postura;
  • Desvios de coluna;
  • Aumento da tensão muscular devido ao cansaço e estresse.

A má postura e a dor de cabeça

Atualmente, passamos muito tempo da nossa vida sentados. Seja no trabalho, em casa, em frente a um celular ou uma televisão. O fato é: o conforto nos trouxe comodidade. Por um lado isto é bom. Contudo, novas condições começaram a aparecer. E uma delas é a má postura.

Em suma, a posição inadequada da coluna comprime os nervos, resultando em tensão cervical e dor na base da cabeça. Dor essa que pode atingir a região dos olhos, piorando ainda mais o quadro.

Essa dor tem níveis. Ela pode ser leve ou moderada, transformando-se em crônica, gerando problemas ainda mais sérios, como a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco.

Prevenção de dores de cabeça

A prevenção sempre será a melhor ferramenta para os problemas de saúde. É preciso que o paciente tenha cuidados com a postura, principalmente no trabalho.

O uso de acessórios ergonômicos, com almofadas e apoios para os pés, ajudam a manter a coluna alinhada, com um bom apoio lombar.

Saiba mais sobre a relação de dor de cabeça com dor de coluna, conversando com o Dr. Fabiano Fonseca!