Cirurgia minimamente invasiva da coluna

As cirurgias minimamente invasivas compreendem um conjunto de técnicas cirúrgicas que visam a menor agressão ao corpo do paciente, recuperação mais rápida, além de um pós operatório mais brando. São alternativas às operações convencionais de coluna, com a mesma finalidade e mesmas indicações médicas.

Inclusive, você sabia que a grande maioria dos problemas de coluna pode ser resolvida de forma menos invasiva?

Características da cirurgia minimamente invasiva da coluna?

Entre as principais características da cirurgia minimamente invasiva da coluna estão:

  • Evitam tratamentos excessivos (inteiramente focada apenas no problema do paciente);
  • Procedimentos auxiliados pela tecnologia: câmeras e monitores em qualidade excelente;
  • Menores incisões e descolamentos musculares;
  • Menor tempo hospitalar;
  • Menor infecção;
  • Retorno mais rápido às atividades do dia a dia por parte do paciente!

O objetivo geral deste tipo de cirurgia é conseguir bons resultados sem as desvantagens da cirurgia convencional. Em outras palavras, elas precisam trazer o mínimo de desconforto possível ao paciente, sem novas lesões, e manter a integridade das estruturas ao redor do local lesionado.

Técnicas minimamente invasivas para cirurgia da coluna

Endoscopia

Ela revolucionou a cirurgia geral. Vem sendo usada nas cirurgias para hérnias de disco desde 1995. Com incisões pequenas e com auxílio de uma câmera de vídeo específica para cirurgia, o médico cirurgião consegue visualizar toda área afetada, aumentando a efetividade do tratamento.


Cirurgia percutânea

Feita sem a necessidade de hospitalização e com anestesia local. A técnica traz resultados muito bons. Atualmente, só pode ser usada em dois tipos de hérnias, as protusas e contidas.


Artrodese

Aqui, são utilizados parafusos, hastes e espaçadores com o objetivo geral de fixar as vértebras, como nas cirurgias convencionais. Contudo, existe uma grande diferença: aqui os implantes são colocados através de sistemas especiais de acesso cirúrgico minimamente invasivo, que dispensam grandes cortes.


Radiofrequência

Funciona como uma fonte controlável e segura de energia térmica e calor. Ela serve para coagular, destruir e reprogramar nervos e estruturas que causem dor. Sua utilização é simples e segura.

Quer saber mais sobre a cirurgia minimamente invasiva da coluna? Entre em contato com a equipe do Dr. Fabiano Fonseca!