As cirurgias minimamente invasivas compreendem um conjunto de técnicas cirúrgicas que visam a menor agressão ao corpo do paciente, recuperação mais rápida, além de um pós operatório mais brando. São alternativas às operações convencionais de coluna, com a mesma finalidade e mesmas indicações médicas.
Inclusive, você sabia que a grande maioria dos problemas de coluna pode ser resolvida de forma menos invasiva?
Entre as principais características da cirurgia minimamente invasiva da coluna estão:
O objetivo geral deste tipo de cirurgia é conseguir bons resultados sem as desvantagens da cirurgia convencional. Em outras palavras, elas precisam trazer o mínimo de desconforto possível ao paciente, sem novas lesões, e manter a integridade das estruturas ao redor do local lesionado.
Endoscopia
Ela revolucionou a cirurgia geral. Vem sendo usada nas cirurgias para hérnias de disco desde 1995. Com incisões pequenas e com auxílio de uma câmera de vídeo específica para cirurgia, o médico cirurgião consegue visualizar toda área afetada, aumentando a efetividade do tratamento.
Cirurgia percutânea
Feita sem a necessidade de hospitalização e com anestesia local. A técnica traz resultados muito bons. Atualmente, só pode ser usada em dois tipos de hérnias, as protusas e contidas.
Artrodese
Aqui, são utilizados parafusos, hastes e espaçadores com o objetivo geral de fixar as vértebras, como nas cirurgias convencionais. Contudo, existe uma grande diferença: aqui os implantes são colocados através de sistemas especiais de acesso cirúrgico minimamente invasivo, que dispensam grandes cortes.
Radiofrequência
Funciona como uma fonte controlável e segura de energia térmica e calor. Ela serve para coagular, destruir e reprogramar nervos e estruturas que causem dor. Sua utilização é simples e segura.
Quer saber mais sobre a cirurgia minimamente invasiva da coluna? Entre em contato com a equipe do Dr. Fabiano Fonseca!