Endoscopia de Coluna

A endoscopia de coluna diferencia-se da cirurgia convencional por ser um método minimamente agressivo, ou seja, que agride menos o corpo do paciente durante a realização do procedimento.

Por meio da endoscopia de coluna, o cirurgião consegue enxergar o local através de uma câmera acoplada ao sistema (endoscópio), e tem uma visão total do canal de trabalho, com toda a nitidez, através de um monitor de alta qualidade, auxiliado por luminosidade ideal. Assim, ele tem uma visualização do local exato do problema!

Vale salientar que o endoscópio pode ser utilizado em qualquer cirurgia que se deseje uma visão privilegiada de dentro de um orifício natural ou de um orifício criado pelo canal de trabalho.

Dessa forma, se comparada à cirurgia clássica, as principais vantagens do uso do endoscópio são:

  • Procedimento mais rápido;
  • Menos dor pós operatória;
  • Recuperação mais rápida;
  • Menor incisão na pele;
  • Sangramento mínimo.

Existem, atualmente, 2 tipos de acesso endoscópico para o tratamento de doenças lombares. O acesso transforaminal e o acesso interlaminar.

Acesso transforaminal

Trata-se do acesso realizado pelo lado da coluna. Em outras palavras, o endoscópio é direcionado ao forame intervertebral, local por onde a raiz nervosa sai da coluna. O acesso é indicado para hérnias nos níveis mais altos e também para as hérnias mais laterais.

Todo acesso é realizado sob anestesia local e sedação. Isto leva a possibilidade de conversar com o paciente durante a cirurgia.

Acesso interlaminar

Todo o acesso é realizado pela parte de trás da coluna

No nível de L5S1 existe uma janela que permite fácil acesso por trás, a chamada janela interlaminar. Esse acesso pode ser usado também para hérnias centrais ou centro-laterais em níveis mais altos da lombar.

Por fim, a endoscopia da coluna não é apenas um procedimento. Mas sim, uma técnica cirúrgica com inúmeras vantagens. Em outras palavras, é uma maneira revolucionária de enxergar o problema!

Dúvidas sobre o procedimento? Entre em contato com o Dr. Fabiano Fonseca!