A coluna cervical é formada por 7 ossos, que são separados uns dos outros por discos invertebrais. São estes discos que permitem que a coluna se movimente livremente, além de funcionarem como amortecedores durante as atividades que realizamos no dia a dia.
Junto a cada corpo vertebral, a coluna cervical ainda apresenta um espaço oco, que ocorre em todo o comprimento das costas. É o chamado canal espinhal, local onde os feixes de medula e nervos espinhais passam.
Entre as principais condições que acometem esta estrutura são:
A cirurgia minimamente invasiva da coluna cervical é indicada em casos onde o tratamento conservador não obteve resultado. Outros fatores que indicam necessidade cirúrgica são os sintomas neurológicos progressivos (envolvendo braços e pernas) e a dificuldade de manter o equilíbrio ou andar.
A medicina não para de avançar nesse quesito. Cada vez mais são desenvolvidas técnicas na área de coluna, em termos de cirurgia minimamente invasiva. E cada vez mais elas apresentam resultados melhores, com menos dores e recuperação mais rápida.
Entre as principais técnicas de cirurgia minimamente invasiva para coluna cervical estão:
Quer saber mais? Entre em contato com o Dr. Fabiano Fonseca!