Correção de Vértebra Fraturada

As fraturas na coluna vertebral podem ter as mais variadas causas.

Elas podem ocorrer, por exemplo, em decorrência de acidentes e atividades degenerativas como a osteoporose. Os tratamentos para este problema incluem técnicas específicas (minimamente invasivas), que vamos conhecer adiante.

Atualmente, existem duas opções para a correção de vértebra fraturada: a cifoplastia e a cirurgia de fusão da coluna.

Cifoplastia com Balão

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que repara vértebras fraturadas da coluna vertebral, além de diminuir a intensidade das dores relacionadas. Assim, para realização do procedimento, são feitos pequenos cortes, com inserção de um balão para dentro do osso, por meio de uma cânula.

Quando fica na posição desejada, ele é inflado, com a coluna corretamente posicionada. Depois, é colocado um cimento ósseo dentro da vértebra, deixando o osso mais firme e melhorando a dor.

Muito usada para o tratamento de fraturas associadas à osteoporose, bastante comum em idosos. A duração da cirurgia é de aproximadamente 30 a 40 minutos.

Cirurgia de Fusão Espinhal

A cirurgia de fusão espinhal é indicada em casos de cirurgias mais graves e instáveis, associadas a compressão na medula ou nervos da coluna. Dessa forma, utilizando enxertos ósseos e instrumentação específica, como parafusos e placas metálicas, é feita uma fusão entre duas ou mais vértebras adjacentes.

Ela promove a estabilização da coluna vertebral, alinhamento de suas vértebras e alívio da dor ao paciente.

Pós-cirúrgico de cirurgias da coluna

Quando o procedimento é minimamente invasivo, como no caso da cifoplastia, as chances de complicação são bem menores. O paciente tem alta até no dia seguinte, com prescrição de medicamentos analgésicos, caso sinta alguma dor.

A escolha do processo cirúrgico deve ser feita por profissional habilitado. Consulte sempre seu médico para saber tudo sobre a intervenção cirúrgica, além das precauções que devem ser tomadas antes e depois do procedimento.

Quer saber mais sobre cirurgia da coluna? Fale com o Dr. Fabiano Fonseca!