A lombalgia, como o próprio nome sugere, é a dor que se localiza na região lombar. Trata-se de uma das queixas médicas mais recentes, e costuma afetar até 90% de todos os adultos ao longo da vida. Dor essa, que pode, inclusive, irradiar para glúteos e pernas, associada a compressão do nervo ciático.
Geralmente, a dor lombar melhora após alguns dias. Contudo, nos casos onde ela é persistente e acompanha outros sintomas, é importante que o paciente realize uma consulta com um ortopedista.
Os principais sintomas associados à lombalgia, são:
Existem casos e casos para a lombalgia. Há aqueles pacientes que também experimentam a sensação de queimação nas pernas, formigamento, além de dor que irradia para os glúteos, com dificuldade de caminhar e respirar.
Além da observação dos sinais da doença, o ortopedista poderá solicitar exames de imagem como o raio x e ressonância magnética, que ajudam, inclusive, a descartar outras doenças como a hérnia de disco.
A avaliação do nervo ciático também é feita, uma vez que ele também está associado ao problema.
A lombalgia surge em qualquer idade e afeta homens e mulheres igualmente. As causas, muitas vezes, não são possíveis de descobrir, mas alguns fatores contribuem, como:
Entre outros.
De acordo com as dores, o tratamento é orientado por um ortopedista ou reumatologista.
Em alguns casos, são utilizados anti-inflamatórios e analgésicos para alívio das dores. Em casos crônicos, recomenda-se a realização de fisioterapia, com alongamento e exercícios de fortalecimento específicos.
Para mais informações sobre a lombalgia, entre em contato com o Dr. Fabiano Fonseca!