Fisioterapia de Coluna

Fisioterapia de Coluna

Em suma, a fisioterapia é a ciência que estuda, previne e trata os distúrbios e condições cinéticas em órgãos e sistemas do corpo humano, sendo eles de baixa, média ou alta complexidade.

O principal objetivo desta área é preservar, manter e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções. Para tal, utiliza-se de conhecimento e recursos próprios, para promoção do bem-estar e qualidade de vida.

Muitas pessoas, em algum momento da vida, recorrem à fisioterapia. E essa procura tem diversos motivos, que incluem: problemas musculares, recuperação de alguma condição clínica, etc.

Inclusive, o próprio médico pode sugerir o acompanhamento do fisioterapeuta, tanto para complementação do tratamento, quanto para a aceleração da recuperação.

Mas afinal, o que faz um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é um profissional habilitado para análise e interpretação de laudo médicos. Ele trabalha para ter uma visão ampla do estado de saúde e condições fisiológicas do paciente, para identificar lesões ou qualquer outro problema que esteja afetando a saúde do indivíduo. Além disso, observa também a parte motora (movimentos do paciente) e as queixas das dores.

Com todo o material em mãos, é possível fazer um diagnóstico. A partir dele, o fisioterapeuta descreve o tratamento a ser realizado. Geralmente, ele varia bastante de acordo com a condição e a lesão a ser tratada.

Em geral, os tratamento incluem:

  • Rotina de exercícios físicos (podem ser realizados na água, academias, etc);
  • Aplicação de massagens com técnicas específicas;
  • ratamentos que utilizam como base o frio ou o calor.

O fisioterapeuta acompanha cada movimento realizado e orienta o paciente em todos os exercícios. Além disso, identifica o progresso de restabelecimento dos movimentos.

Em fases posteriores, o paciente pode ainda realizar exercícios sozinho. Neste caso, o profissional orienta sobre a frequência e a força que deve ser aplicada em cada um deles.

Ocorre uma reavaliação de tempos em tempos para ajustes no tratamento e também para verificar se houve melhora no quadro geral.

Fisioterapia de Coluna

A fisioterapia para a coluna envolve técnicas e treinamento que visam não apenas reabilitar o paciente, mas também evitar complicações que possam comprometer sua qualidade de vida. A duração das sessões varia bastante e engloba exercícios para tratar e prevenir distúrbios que desencadeiam os sintomas.

Todos os movimentos podem ser realizados com ou sem o uso de aparelhos. Entre os mais comuns utilizados na prática temos: elásticos, halteres, anel de pilates, bola suiça, entre outros. Todo o processo deve ser orientado por um fisioterapeuta com especialização em ortopedia.

No caso da coluna, a área mais intensa de trabalho é o core, grupo muscular localizado no abdômen. Seu papel é justamente sustentar e estabilizar a coluna. Dessa forma, deve ser trabalhado em sua totalidade. Os movimentos para seu fortalecimento são variados e incluem abdominais, prancha lateral e elevação de quadril.

Além disso, a mobilidade e o alongamento do quadril devem também ser trabalhados. Os exercícios podem ser realizados de forma passiva, sempre com respeito ao limite da dor, aumentando progressivamente a amplitude dos movimentos e diminuindo a rigidez.

Manipulação vertebral

Trata-se de um conjunto de manobras e técnicas físicas feitas a mão e sem aparelhos. Tem como objetivo o desarme de pontos gatilhos vertebrais locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina.

É uma excelente opção para os mais variados quadros, como dores na coluna lombar, cervical, meio das costas e dores que irradiam para pernas e braços, além de tonturas e formigamentos. É indicada também quando existe alguma alteração postural como escoliose ou hiperlordose.

Exercícios

Incluem exercícios para fortalecer a musculatura das costas, assim como a região lombar. Eles podem ser realizados sentado, deitado e com bolas para oferecer resistência e suporte. Bandas elásticas podem também ser utilizadas. A resistência deve ser aumentada, conforme o paciente apresente melhora dos sintomas.

Unidades

Alphaville
Alameda Araguaia, 750 - Cj. 223 Alphaville / Barueri - SP

Tatuapé
Rua Simas Pimenta, 98 Tatuapé / São Paulo - SP

Siga-nos nas Redes
Telefone

    CRM 120927 | TEOT 11509