Cirurgia Percutânea de Coluna

As intervenções cirúrgicas na coluna possuem sérios riscos.

Toda cirurgia percutânea da coluna é realizada sob anestesia geral. Ela é feita através de acessos na pele, por meio de agulhas específicas para este fim, sem a necessidade de acessos maiores.

Isso evita danos à estrutura, nervos e músculos, que estão ao redor do local lesionado.

A cirurgia percutânea de coluna tem aplicação direta em uma grande variedade de doenças da coluna cervical, torácica ou lombar. Elas podem ser ainda degenerativas (aquelas que pioram com o tempo), traumáticas (resultados de traumas), tumorais (relacionadas ao câncer) e deformidades (que podem ser congênitas ou não).

Afinal, como o procedimento é realizado?

Pedicular cutânea

O procedimento começa com o cirurgião realizando pequenas incisões nas costas do paciente, em ambos os lados da coluna vertebral. Logo em seguida, são inseridos parafusos, guiados por uma técnica de raios-x chamada fluoroscopia. Este tipo de técnica melhora muito a precisão do procedimento.

Após, as hastes são inseridas em locais especiais, nas cabeças dos parafusos e travados no lugar.

Ela promove uma menor estadia hospitalar, menos sangramento, menor dor pós operatória, menos fibrose e maior preservação do funcionamento de toda a musculatura. Os instrumentos cirúrgicos são removidos e as incisões fechadas com uma ou duas suturas.


Cirurgia percutânea de hérnia de disco

Técnica minimamente invasiva, feita sem a necessidade de hospitalização e com anestesia local. Apresenta bons resultados. Contudo, só deve ser utilizada em certos tipos de hérnias, que incluem as contidas e protusas.

Assim, a hérnia de disco é esvaziada através de uma sonda, que é introduzida nas costas do paciente por meio de uma agulha. Essa sonda possui um sistema motorizado de corte e bombeamento hidráulico, que tritura e aspira o conteúdo lesado do disco, tirando assim a compressão da raiz nervosa.

Dessa forma, evita-se a necessidade de abertura cirúrgica da coluna.

Quer saber mais sobre o acesso percutâneo da coluna? Entre em contato com o Dr. Fabiano Fonseca!