Joanetes e Esporões

Os joanetes (hálux valgo) e os esporões (esporão calcâneo) são duas enfermidades que atingem nossos pés, podendo causar muita dor e desconforto.

Vamos entender cada um deles separadamente.

Esporões

Também conhecidos como esporões calcâneos, é uma condição que apresenta crescimento anormal do osso do calcanhar. Geralmente, ele é assintomático, apesar de muitos pacientes associarem o mesmo a dores no calcanhar.

Eles ocorrem quando a fáscia plantar (tecido que reveste a sola do pé) exerce tração excessiva sobre o calcanhar. Essa situação ocorre em muitas situações comuns, como jogos de futebol e corridas, além de outras atividades que exigem muito os pés.

Essas pancadas esticam e puxam a sola do pé, o que leva a pequenos sangramentos internos, que mais tarde formam os esporões.

Como dito anteriormente, eles costumam não apresentar sintomas e atingem mais pessoas na faixa etária dos 40 a 55 anos de idade. Em pacientes com mais idade, a ausência de sintomas é observada em apenas 50% da população.

Fisioterapias, alongamentos e massagens são as principais formas de tratamento dos esporões. Em alguns casos, podem ser indicados medicamentos analgésicos.

A cirurgia fica reservada para casos graves, que exigem a remoção dos esporões.

Joanetes

Trata-se da deformidade mais comum nos pés de adultos, afetando mais a população feminina. Em alguns casos, apresenta características congênitas.

De forma geral, o joanetes é uma condição que causa desvio dos dedos para o interior do pé.

Isto acaba levando a um desalinhamento dos ossos e articulações do pé. O dedo mais afetado é o dedão.

Seu aparecimento está ligado a pessoas que usam sapatos apertados ou que possuem doenças osteoarticulares, como a artrite, por exemplo. Sua presença é bastante dolorosa, com alterações da forma do pé, pele seca, inchaço da articulação e dores nos dedos ao caminhar.

O tratamento inclui o uso de talas ou afastadores dos dedos, com o objetivo de reposicionar os mesmos. A cirurgia é feita com anestesia local, com raspamento do osso que se desviou.

Saiba mais sobre os assuntos, entrando em contato com o Dr. Fabiano Fonseca!