O que é bico de papagaio e como tratar?

O bico de papagaio é um problema ortopédico amplamente conhecido. No entanto, você sabe a que doença este termo popular se refere e como tratá-lo? Hoje vamos te falar um pouco mais sobre o que é, como identificar e como tratar o bico de papagaio. Se este assunto te interessa ou se você tem dúvidas nesse sentido, esse texto é para você. Acompanhe!

O que é o bico de papagaio?

O bico de papagaio é o termo popular dado à osteofitose, uma doença ortopédica que causa a alteração óssea que surge nas vértebras da coluna. Esta alteração causa fortes dores nas costas e até mesmo formigamento dos braços e pernas. A doença ficou popularmente conhecida como bico de papagaio pois na radiografia, exame que pode diagnosticá-la, é possível ver que a alteração óssea possui formato semelhante ao bico da ave. A osteofitose não possui cura e pode piorar com o tempo, por isso é fundamental realizar o tratamento adequado para que as dores sejam aliviadas e o paciente tenha qualidade de vida. o-que-e-bico-de-papagaio-e-como-trata

Sintomas

Os sintomas de bico de papagaio geram bastante incômodo nos pacientes, saiba como identificar:
  • Fortes dores nas costas que atingem até a coxa, especialmente durante o movimento;
  • Formigamento nas pernas quando o bico de papagaio se localiza na lombar;
  • Formigamento nos braços quando a doença se localiza na cervical;
  • Diminuição da força muscular;
  • Rigidez muscular;
  • Limitação dos movimentos com a coluna.
Estes sintomas são comuns também a outras doenças que atingem a coluna, por isso, a consulta com um ortopedista para confirmar o diagnóstico é fundamental. Ele irá solicitar um exame de raio X ou ressonância magnética que tornará possível a confirmação da doença. A doença se desenvolve mais comumente devido ao envelhecimento e má postura ao longo dos anos. Com o passar do tempo ocorre um desgaste no disco intervertebral que faz com que as vértebras se aproximem muito e leve a alteração da estrutura óssea. O bico de papagaio pode ser ainda consequência de outros problemas, como:
  • Hérnias;
  • Artrose;
  • Escoliose;
  • Doenças autoimunes.
Pessoas com excesso de peso, que não praticam exercícios físicos ou possuem doenças reumáticas possuem maiores chances de desenvolver este problema. Para prevenir, é importante ter em mente algumas ações:
  • Manter a postura correta ao sentar, andar e dormir;
  • Evitar carregar muito peso;
  • Praticar atividade física regularmente.

Qual o tratamento?

Como dito anteriormente, o bico de papagaio não possui cura, mas seu tratamento é fundamental. Um ortopedista especialista poderá indicar as melhores opções de tratamento que aliviam o desconforto e a dor. Uso de analgésicos e antiinflamatórios são usualmente recomendados. Além disso, deve-se manter uma postura correta de modo que evite o agravamento da doença. A fisioterapia também pode ser indicada para melhorar a postura e diminuir a dor. Em casos graves, é possível que seja necessária a intervenção cirúrgica.

Está em busca de um ortopedista especialista em bico de papagaio? Conheça o Dr. Fabiano Fonseca!

Agora você já sabe mais sobre o que é o bico de papagaio, como identificá-lo e quais as possibilidades de tratamento. Caso esteja em busca de um ortopedista especialista no assunto, conheça o Dr. Fabiano Fonseca! Ele é especialista em coluna e está pronto para te indicar as melhores opções de tratamento com foco na sua qualidade de vida. Agende uma consulta!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da Coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927

Unidades

Alphaville
Alameda Araguaia, 750 - Cj. 223 Alphaville / Barueri - SP

Tatuapé
Rua Simas Pimenta, 98 Tatuapé / São Paulo - SP

Siga-nos nas Redes
Telefone

    CRM 120927
    TEOT 11509
    RQE 49812