Mitos e verdades sobre Cirurgia de Coluna: medo de ficar paraplégico
Quando um paciente precisa passar pela Cirurgia de Coluna, é comum que surjam várias dúvidas e inseguranças. Para se preparar para tal procedimento, é importante esclarecer esses pontos e compreender o que estará envolvido na sua operação.
No conteúdo de hoje vamos trazer cinco mitos e verdades sobre essa cirurgia, para te orientar quanto às suas possíveis incertezas e medos. Tenha uma boa leitura!
1. A cirurgia de coluna é sempre arriscada
Isso é um mito. Existem várias técnicas para a cirurgia de coluna, sendo algumas mais arriscadas que outras. Muitas das questões, atualmente, podem ser operadas com procedimentos minimamente invasivos, que não exigem grandes cortes nem a dissecção de músculos, por exemplo.
Nessas situações, o paciente fica menos vulnerável e existem menos riscos de complicações. Quando for necessária a técnica tradicional, porém, o mais importante é contar com um bom especialista para minimizar os riscos.
2. A escoliose sempre precisa de cirurgia
Esse é outro mito. A escoliose deve ser operada quando atinge níveis mais avançados, ficando acima dos 40 graus de curvatura, por exemplo.
A operação também é indicada para os casos progressivos que não apresentam bons resultados com o tratamento conservador. De um modo geral, porém, as primeiras opções de tratamento são a utilização de coletes e a prática de fisioterapia.
3. O paciente pode sentir dores depois da cirurgia de coluna
Isso é verdade, sendo que as dores na recuperação variam de acordo com as técnicas cirúrgicas utilizadas. Esses sintomas podem ser controlados, porém, seguindo as orientações médicas, como o uso de medicações.
4. Depois da cirurgia de coluna é possível voltar a praticar esportes
Mais uma verdade! Com o apoio da fisioterapia e o cumprimento das orientações médicas, o paciente pode voltar a praticar esportes e atividades físicas algum tempo depois da cirurgia.
Podem haver restrições de acordo com as características de cada caso. De maneira geral, porém, é possível retornar à prática que você gosta, ou descobrir novas modalidades que tragam mais segurança e bem-estar.
5. Um paciente pode ficar paraplégico depois da cirurgia de coluna
O medo de ficar paraplégico vem dos riscos da cirurgia prejudicar os nervos da medula espinhal, o que é mais perigoso na técnica tradicional, quando é aplicada para o tratamento de questões bem graves. Os riscos de déficits neurológicos mesmo nessas situações, porém, é algo muito raro.
As cirurgias de coluna são algumas das mais avançadas que existem, de forma que, quando se tem um bom profissional, que segue os protocolos do procedimento, as chances de danos mais graves são mínimas. Para reduzir essa preocupação, vale ter uma conversa aberta e sincera com seu médico sobre o seu caso em particular.
Esses são alguns mitos e verdades sobre a “CIRURGIA DE COLUNA“. Esperamos ter te ajudado a tirar suas dúvidas sobre o processo.
O que você achou do conteúdo de hoje? Para saber mais ou marcar sua consulta com o Dr. Fabiano, não deixe de entrar em contato!
Leia também:
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da ColunaFormado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927