Escoliose: A Curvatura da Coluna que Desafia a Gravidade
A Escoliose é uma curvatura lateral da coluna, que pode se manifestar em diferentes graus. Existem variadas medidas que podem ser adotadas para Melhorar a qualidade de vida de quem apresenta essa condição.
Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto, trazendo dicas de como tratar e lidar com a escoliose. Tenha uma boa leitura!
O que é escoliose?
A escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo:
- Desequilíbrio muscular;
- Diferenças no comprimento das pernas;
- Doenças neurológicas, como a paralisia cerebral;
- Má postura.
A gravidade pode influenciar o desenvolvimento da escoliose, pois pode agravar a curvatura se não forem tomados cuidados adequados. O diagnóstico da escoliose deve ser feito por um médico ortopedista.
Como tratar a escoliose?
O tratamento da escoliose depende da gravidade da curvatura. Confira algumas das medidas que podem ser indicadas, dependendo do caso.
Exercícios
Os exercícios são uma parte importante do tratamento da escoliose. As práticas apropriadas ajudam a fortalecer os músculos do tronco, além de ajudam a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.
Fisioterapia
A fisioterapia pode ajudar a cuidar da postura e a fortalecer os músculos do tronco. Ela também é importante para prevenir a progressão da curvatura da coluna vertebral.
Colete ortopédico
O colete ortopédico é um dispositivo que ajuda a prevenir o aumento da curvatura da coluna vertebral. Ele pode ser indicado, principalmente, para crianças e adolescentes com escoliose.
Cirurgia
A cirurgia para escoliose pode ser indicada em alguns casos em que a curvatura da coluna é avançada (com mais de 40°). A operação é realizada para corrigir a curvatura.
Como lidar com a escoliose no dia a dia?
Além do tratamento, existem algumas dicas que podem ajudar a lidar com a escoliose no dia a dia. Confira exemplos:
- Busque manter uma postura correta nas atividades do seu dia a dia, tendo atenção à forma como você se sente, por exemplo;
- Utilize recursos ergonômicos, como cadeiras adequadas e colchões apropriados. É importante conversar com um profissional para entender o que funciona melhor para o seu caso;
- Use roupas e sapatos confortáveis, evitando peças que pressionem ou incomodem a coluna, por exemplo;
- Evite carregar objetos pesados;
- Faça exercícios regularmente, de acordo com as orientações do ortopedista sobre atividades indicadas para você.
Manter um acompanhamento ortopédico é muito importante para quem tem “Escoliose”. Busque um profissional qualificado com quem você se sinta à vontade para conversar e tirar dúvidas sempre que necessário.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para agendar uma consulta com o Dr. Fabiano, você pode entrar em contato pelo WhatsApp e conferir a disponibilidade de consultas!
Leia também:
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da ColunaFormado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927