Conheça a cirurgia endoscópica da Coluna

A Cirurgia Endoscópica da Coluna é uma operação minimamente invasiva, que trouxe uma grande revolução para os tratamentos ortopédicos. Com ela, os procedimentos se tornaram mais simples e mais seguros, contribuindo para a qualidade de vida e para a recuperação do paciente.

 Se você tem problema de coluna e precisa ser operado, continue a leitura e saiba mais sobre a cirurgia endoscópica. Quem sabe não será vantajoso se consultar com um ortopedista que trabalha com essa técnica? Vamos lá! 

conheca-a-cirurgia-endoscopica-da-coluna

Como é feita a cirurgia endoscópica da coluna?

Na cirurgia endoscópica da coluna não é necessário abrir o corpo do paciente, fazendo somente pequenos cortes na região a se tratar. Essas incisões medem cerca de 8 milímetros e serão utilizadas para inserir os equipamentos cirúrgicos.

 Um desses equipamentos é o chamado Endoscópio, que consiste em uma cânula conectada a uma microcâmera. Essa câmera permite visualizar o interior do paciente a partir de um monitor, que tem excelente definição e permite ampliar as imagens.

 Com essa visualização em tempo real, o médico realiza a cirurgia com assertividade e clareza. O procedimento se encerra mais rápido que a cirurgia normal, por não demandar as etapas de abrir e fechar o paciente (que são fases bem complexas). As incisões são suturadas e o indivíduo fica internado por apenas algumas horas, geralmente voltando para casa no mesmo dia da cirurgia. 

Quais são os benefícios da cirurgia endoscópica da coluna?

A cirurgia endoscópica traz uma série de benefícios: 

  • o paciente fica menos vulnerável durante a operação, já que o interior do seu corpo não fica exposto;
  • por essa mesma razão, o nível de sangramento é bem menor;
  • a recuperação é mais rápida e mais confortável, com menos dores se comparada à cirurgia aberta;
  • o paciente pode voltar mais rapidamente às suas atividades. 

Quando a cirurgia endoscópica da coluna é indicada?

A cirurgia endoscópica da coluna pode ser realizada em diversas situações. Conheça as mais comuns! 

Tratamento de hérnias de disco

A hérnia de disco é uma lesão na qual um disco intervertebral se deslocou ou se rompeu, causando dores e limitações ao paciente. A cirurgia endoscópica é realizada para remover esse disco ou retorná-lo à sua posição. 

Tratamento de estenoses

A estenose é um estreitamento no canal vertebral que pode acontecer no centro da coluna ou nos espaços entre as vértebras. A endoscopia é realizada para corrigir essa alteração. 

Realização de exames

A endoscopia pode ser utilizada apenas para visualizar melhor o interior do paciente e descobrir o seu problema. A qualidade da sua resolução e a chance de mover o Endoscópio permitem achar lesões que não haviam sido localizadas.

 A endoscopia é uma técnica inovadora que contribui para o sucesso de muitas intervenções. Ela deve ser recomendada pelo ortopedista e só costuma ser realizada quando os métodos conservadores (sem intervenção cirúrgica) já não são suficientes.

 Espero que tenha gostado de saber mais sobre a   cirurgia endoscópica da coluna! Para conversar sobre esse procedimento, agende uma consulta com o Dr. Fabiano!

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da Coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927

Unidades

Alphaville
Alameda Araguaia, 750 - Cj. 223 Alphaville / Barueri - SP

Tatuapé
Rua Simas Pimenta, 98 Tatuapé / São Paulo - SP

Siga-nos nas Redes
Telefone

    CRM 120927
    TEOT 11509
    RQE 49812