Como Identificar e Tratar a Escoliose em Crianças e Adolescentes?

A escoliose é um desvio na coluna que pode surgir em qualquer fase da vida, mas é muito comum durante a infância e a adolescência. É importante que os pais fiquem atentos aos seus sinais para possibilitar um diagnóstico precoce, então hoje vou te mostrar como Identificar e Tratar a Escoliose em Crianças e Adolescentes.

Continue a sua leitura e conheça as causas, os sintomas e os principais tratamentos dessa questão. Vamos lá?

O que é a escoliose?

A escoliose é um desvio na coluna, que pode se manifestar na forma de um “C” ou de um “S”. Ela pode ser provocada por diferentes questões, mas na maioria das vezes é uma condição idiopática — ou seja, cujas causas não são conhecidas.

É muito comum que esse desvio surja na fase de estirão de crescimento, acometendo crianças e adolescentes em seu período de desenvolvimento. A escoliose pode ter diferentes graus de curvatura, sendo que quanto mais avançada, mais difícil fica se movimentar e realizar as tarefas do dia a dia.

Como identificar e tratar a escoliose em crianças e adolescentes?

A escoliose é um problema progressivo, que pode se iniciar de forma sutil, sem causar dores ou incômodos ao paciente. Assim, muitas vezes é difícil diagnosticá-la no começo, mas existem alguns sinais aos quais os pais podem ficar atentos. São eles:

  • as assimetrias no tronco, de forma que um lado das costas fica mais elevado;
  • a diferença de altura entre os ombros do indivíduo;
  • a impressão de que uma perna é mais curta que a outra;
  • a assimetria na cintura;
  • a protuberância de uma das mamas;
  • a percepção de uma curvatura nas costas.

Ao notar algum desses sinais, é preciso levar o seu filho ao médico para fazer uma avaliação. O profissional solicitará exames, como a radiografia, para confirmar as suspeitas de escoliose e medir sua curvatura.

Quanto antes o problema for identificado, mais simples será o seu tratamento e maiores serão as chances de reverter a situação — ou evitar seu progresso.

Como é o tratamento da escoliose?

O tratamento da escoliose depende do grau da curvatura, da idade do paciente e das suas condições gerais de saúde. Em alguns casos é indicada a utilização de um colete e a prática de fisioterapia, sendo que a cirurgia é recomendada a partir dos 10 anos de idade para os quadros mais avançados.

É muito importante que a criança seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar durante o seu tratamento. O apoio nutricional, por exemplo, ajuda a otimizar os avanços do corpo e a recuperação cirúrgica, enquanto o apoio psicológico ajuda o seu filho a lidar melhor com essa fase e construir uma relação positiva com sua autoimagem.

Agora você sabe como “IDENTIFICAR E TRATAR A ESCOLIOSE” em crianças e adolescentes. Com essas informações, fica mais fácil se prevenir contra complicações.

Espero que tenha gostado do conteúdo. Se ficou com alguma dúvida quanto à escoliose infantil ou juvenil, agende uma consulta e venha conversar!

Leia também:

Operei da coluna, e agora?

Dor no joelho pode estar associada à coluna?

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da Coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927

Unidades

Alphaville
Alameda Araguaia, 750 - Cj. 223 Alphaville / Barueri - SP

Tatuapé
Rua Simas Pimenta, 98 Tatuapé / São Paulo - SP

Siga-nos nas Redes
Telefone

    CRM 120927
    TEOT 11509
    RQE 49812