Como é a recuperação pós-cirúrgica de escoliose?
A escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. Em geral, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando uma pessoa tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” ou “S”, que pode causar problemas ao paciente. A cirurgia de escoliose é necessária para curvas graves.
A artrodese (fusão) é a cirurgia mais comum para escoliose e serve para solidificar parte da coluna. As demais partes permanecem com movimento normal. Isso é importante no processo de reabilitação e para atividades cotidianas após a cirurgia. O processo dura de seis a oito horas e utiliza anestesia geral.
O tempo de internação hospitalar é de 5 a 7 dias. A fisioterapia precoce no pós-operatório da cirurgia é fundamental, pois dá segurança para o paciente sentar-se, andar, subir escadas, sempre com ajuda de um fisioterapeuta preparado.
O pós-operatório da cirurgia de escoliose é doloroso e é muito importante fazer o uso de analgésicos, como indicado pelo médico. Em geral, há uma melhora da dor em 3 a 4 semanas e, nesse período, evite esforços e carregar peso.
O benefício estético da cirurgia é notado de imediato. Devido à grande variação que existe da doença e diferentes extensões de fixação na cirurgia, o pós-operatório pode ser mais ou menos doloroso e vale analisar cada caso.
Você ou seu filho tem escoliose? Agende uma consulta com o Dr. Fabiano Fonseca, especialista em Coluna.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da ColunaFormado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927