Como a cirurgia minimamente invasiva pode ajudar no tratamento da hérnia de disco?

Você sabia que a Cirurgia Minimamente Invasiva para hérnia de disco lombar é a forma mais moderna e tecnológica de operar, sem precisar cortar mais de um centímetro de pele durante o procedimento?

Alternativa para quem precisa de intervenção cirúrgica devido à gravidade da hérnia de disco na região lombar, a cirurgia visa aliviar a dor e tratar o problema que causa restrição física. 

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o procedimento, quando é indicado e como é o pós-operatório. Confira essa inovação!

Como a cirurgia minimamente invasiva pode ajudar no tratamento da hérnia de disco?

O que é hérnia de disco lombar?

A Hérnia de Disco ocorre quando a parede do disco intervertebral sofre danos e se rompe, o que causa um vazamento do seu núcleo até que chegue às estruturas nervosas próximas dele e cause compressão. Os discos funcionam como amortecedores.

O problema é mais frequente na coluna lombar que na cervical. Neste caso, pode ser mais perigoso, pois a hérnia pode afetar a medula espinhal e todo o conjunto de raízes que formam os plexos nervosos.

Qualquer pessoa pode ter essa hérnia, de atletas a sedentários, desde que faça algo para forçar o disco, como traumas físicos e má postura ao longo da vida. Fatores genéticos também podem levar ao enfraquecimento da parede do disco. Outras causas são idade avançada, traumas na coluna, má postura e sedentarismo.

Seus sintomas mais comuns são:

• Dores agudas ou crônicas na parte inferior da coluna, que podem ser irradiadas para outras regiões do corpo, como glúteos e pernas;
• Cãibras e formigamentos nas pernas;
• Sensação de fraqueza nos pés e nas pernas;
• Dificuldade para se movimentar;
• Perda de controle da bexiga e do esfíncter, em casos graves.

O tratamento conservador — baseado em medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, atividade física, exercícios de correção da postura e fisioterapia — funciona na maioria das vezes, entretanto, se o caso se tornar crônico, é indicado um procedimento cirúrgico.

Como funciona?

A Endoscopia da Coluna é uma cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco, sendo um método muito menos traumático e de recuperação mais rápida.

Uma das maiores vantagens dessa técnica é por ela ser feita através de uma pequena incisão (menor que 1 cm), por onde é inserido os instrumentos utilizados no procedimento e um endoscópio com uma câmera de alta resolução e iluminação.

Essa câmera transmite as imagens para um monitor, que permite uma visualização clara das estruturas nervosas, permitindo que o problema seja identificado pelo médico e sanado de forma rápida e eficiente.

Costuma ser a melhor opção no tratamento de hérnias discais em pacientes jovens e atletas, visto que promove recuperação rápida e o retorno à rotina de exercícios em menos tempo. É indicada também para pacientes acima dos 60 anos, que correm mais risco com cirurgias maiores.

A anestesia pode ser com sedação ou anestesia geral, dependendo da preferência e particularidades de cada paciente. A cirurgia dura, no máximo, uma ou duas horas.

Vantagens da cirurgia minimamente invasiva

Os benefícios da endoscopia da coluna são:

• Incisão pequena (aproximadamente 1 cm);
• Baixo índice de trauma na musculatura e estruturas da coluna;
• Menor sangramento;
• Reabilitação rápida do paciente;
• Menor tempo de internação;
• Baixo índice de infecção;
• Melhor resultado estético;
• Precisão cirúrgica;
• Ideal para pacientes idosos e com outros problemas de saúde (comorbidades).

Como é o pós-operatório?

Além de não precisar ficar internado ou ter alta após um dia, o paciente sente menos dores e se recupera bem mais rápido em relação a uma cirurgia aberta. Depois de receber alta do hospital, ele já conseguirá andar e realizar movimentos leves, mas deve permanecer em repouso, em casa, até a data de retorno ao médico para retirar os pontos, que ocorre entre 7 e 10 dias após a cirurgia.

Em seguida, o paciente será liberado para fazer fisioterapia e acelerar ainda mais a recuperação. Já o retorno ao trabalho e às atividades físicas moderadas costuma acontecer por volta de 15 dias após o procedimento cirúrgico.

Portanto, se você sofre de hérnia de disco e já tentou outros tratamentos sem sucesso, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia minimamente invasiva.

Lembre-se de que cada caso é único e deve ser avaliado individualmente para encontrar a melhor opção de tratamento. Agende sua consulta com o Dr. Fabiano Fonseca, especialista em Coluna!

Leia também:

Sintomas de piora da hérnia de disco

Quem tem hérnia de disco lombar não pode correr?

Esse post foi útil?

Clique nas estrelas

Média 0 / 5. Votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da Coluna

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927

Unidades

Alphaville
Alameda Araguaia, 750 - Cj. 223 Alphaville / Barueri - SP

Tatuapé
Rua Simas Pimenta, 98 Tatuapé / São Paulo - SP

Siga-nos nas Redes
Telefone

    CRM 120927
    TEOT 11509
    RQE 49812