Como é a recuperação da cirurgia de hérnia de disco?
A cirurgia endoscópica ou endoscopia da coluna é uma nova técnica minimamente invasiva que vem sendo muito utilizada para tratar hérnia de disco, no lugar das cirurgias abertas. É indicada para pacientes que não tiveram resposta com tratamentos conservadores, como o uso de medicamentos e fisioterapia.
Neste procedimento, após a anestesia, uma incisão pequena de 1 a 3 cm é feita na pele, por onde se introduz uma câmera e os instrumentos de alta precisão para corrigir o problema da coluna.
Entre as vantagens da endoscopia estão menores incisões, baixa probabilidade de infecção e menor índice de lesões ao redor da hérnia de disco, o que reduz a perda sanguínea. Além disso, ao final da cirurgia, o paciente permanece internado por menos de 24 horas.
É importante seguir as orientações médicas e realizar sessões de fisioterapia, a fim de recuperar a força muscular e melhorar a postura para que não haja sobrecarga sobre os discos intervertebrais, favorecendo desgaste prematuro ou deslocamento destas estruturas.
Dessa forma, de 5 a 10 dias, o indivíduo estará apto a voltar às atividades diárias. Mas precisa manter o acompanhamento médico para avaliação periódica. A prática de esportes, deve ser autorizada somente pelo médico após um mês, caso o paciente esteja seguindo o processo pós-operatório de maneira satisfatória.
Quer saber mais sobre cirurgia endoscópica? Consulte o Dr. Fabiano Fonseca, especialista em Coluna.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Fabiano Fonseca Especialista em Cirurgia da ColunaFormado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, possui especialização em cirurgia da coluna vertebral, medicina esportiva e nutrologia.
Registro CRM-SP nº 120927